27 de fevereiro de 2013

Caderno decorado com quilling

Olá meninas!!!  Ontem resolvi usar um papel que comprei na Papeis Art´Mara que é a patrocinadora das DTs do Blog dos Desafios,  e escolhi fazer um caderninho.  Amo cadernos para escrever memórias, sketches de trabalhos, um album com meus carimbos preferidos e as cores que usei, filosofar... por que não?? rs....rs... é tudo de bom.

O nome desse papel é papel couro, é todo quebradinho e envelhecido.  Espero que você goste!!  Na lombada usei papel artesanal preto,  feito com fibra de bananeira,  que comprei da Oneida Papeis Especiais.



















Também usei umas faquinhas novas, que acabei de receber.  São lindas demais!! :))
e aqui o quilling mais de pertinho!!






















Muito obrigada por visitar meu cantinho e pelos seus comentários sempre tão gentis.  É muiiiiiiiiito bom saber que você esteve aqui!!  Bjs e um maravilhoso restinho de semana!!
_______________________________________________________________________

22 de fevereiro de 2013

Quilling e bordado

Boa tarde!!!  Uma das coisas que gosto de fazer à noite, enquanto vejo tv, é ... bordar ou fazer rolinhos em quilling.  Vou guardando tudo e quando quero montar um cartão ou outro trabalho qualquer já tenho alguns rolinhos prontos e basta montar.

Foi isso que fiz hoje.  Usei um bordado que é bem trabalhoso e como decoração as flores em quilling.  Espero que você goste!!













































Muito obrigada pelo carinho e pelos comentários que vocês deixam aqui.  Eles são uma enorme motivação e amo tudo que vocês me escrevem.  Muito obrigada, de coração!!

Um maravilhoso final de semana!!!  Bjs
___________________________________________________________________

15 de fevereiro de 2013

Um pouco da história e artistas do quilling

O quilling ou filigrana em papel é uma arte que como muitas outras, teve seus momentos de altos e baixos. Usamos tirinhas de papel para fazer os  rolinhos que são formatados em vários modelos.  A união de todos esses rolinhos vão formar o que sua imaginação mandar, desde cartões, miniaturas, quadros  até peças publicitárias e detalhes feitos em móveis. 

Pelas minhas pesquisas,  o quilling  surgiu no séc. XV,  dentro dos conventos de religiosas francesas e italianas. Trabalhos de excelente qualidade feitos por por essas religiosas nos séculos 16 e 17 são preservados hoje na França e fazem parte da coleção de objetos de fé, preservados pela Associação francesa " Trésors de Ferveur ".





















Este  é um dos trabalhos preservados pela associação francesa Tresors du Ferveur e foi feita no carmelo no século XVIII.   Veja mais aqui.

A Associação mantem expostos trabalhos dos séculos XVI a XIX e tem anualmente uma exposição itinerante levando esse trabalho a várias cidades francesas. 

A ligação religiosa com o quilling foi mantida quando a arte foi difundida na Inglaterra. Com a descobertas de relíquias em escavações da época, as religiosas produziam relicários que tinham como foco principal  gravuras e relíquias usadas na obra.  

Era um  trabalho feito como lazer e o quilling era usado em objetos decorativos como painéis e brasões. Mais tarde era feito em latas de chá, caixas de madeira, biombos, armários, molduras, etc. Belíssimas caixas foram feitas nessa época apenas para receber os trabalhos em quilling.  

Era uma técnica bastante divulgada e um quesito a mais para internatos femininos que anunciavam: "o trabalho em quilling proporciona uma agradável diversão,  estimulando a criatividade da mente feminina e, ao mesmo tempo o lazer de uma hora em inocente recreação" (The New Lady's Magazine  1786)

Em 1875 foi feita uma tentativa de revitalizar o quilling por Wm. Bemrose. Um kit chamado 'Mosaicon' foi produzido juntamente com um manual. 
Outra referência foi descoberta em um livro intitulado "Floral Mosaicon". No artigo são mencionadas peças de quilling adquiridas pelas Rainhas Mary e Alexandra.

Muitos museus na Inglaterra e Estados Unidos mantem em exposição vários trabalhos de feitos nos séculos passados e alguns deles tem no seu calendário cursos de quilling para estudantes que visitam o Museu.  Veja aqui. 

Um  fato bem interessante foi a informação que recebemos de uma quiller. Ao visitar a Capela Sistina, no Vaticano, ela percebeu que alguns painéis na capela eram totalmente feitos com quilling.  Conversando com o segurança no local ele confirmou e acrescentou que as pessoas passavam por alí e não observavam a sua beleza.

Várias artistas usam o quilling em seus trabalhos e expõem em galerias de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Coreia e Russia. 


Esta arte está sendo muito difundida no mercado publicitário e uma das artistas mais completas nesse trabalho é a Yulia Brodskaya, uma artista russa residente em Londres.

Trabalho criado por Yulia Brodscaya.  Veja mais aqui!



Os trabalhos abaixo foram criados por Claire Choi a quem sou muito agradecida.  Aprendi muito com ela através do seu livro "The art of paper quilling".






















Seu blog é coreano, mas as fotos falam por si.  Se quiser visitar seu blog,  no blogger,  onde você pode usar o google translator, veja aqui.  Não é tão completo como o original, mas você vai encontrar alguns passo a passo e trabalhos fantásticos.

Amanhã eu volto com mais artistas e mais dicas de quilling para você.  Bjs e uma ótima sexta feira.
_______________________________________________________________________

14 de fevereiro de 2013

Mais quilling

Olá meninas!!!  O calor voltou... e eu não gosto nem um pouco... rs...  Estou ansiosa esperando por uma chuvinha... quem sabe??

Este cartão fiz semana passada.  Nesses dias de carnaval fiz rolinhos e mais rolinhos, e vou aproveitar o resto da semana para montar mais alguns trabalhos.

Só usei os formatos básicos e a rosinha.  Bem fácil de fazer, não é??





























































Um excelente restinho de semana e um grande abraço!!! 
____________________________________________________________________

10 de fevereiro de 2013

Mais um cartão em quilling

Boa noite meninas!!!  Um domingo maravilhoso para você e que sua semana seja muito produtiva!!! 

O quilling  é uma das técnicas que, para mim, é uma das artes mais incríveis. Algumas amigas do blog me perguntaram como fazer esse trabalho.  Você encontra minhas instruções de como fazer os formatos básicos, uma ferramenta artesanal que você mesma pode fazer com materiais que tem na sua casa e as margaridas picotadas na postagem que fiz em novembro de 2009, clicando aqui!!

E.. se você gosta de miniaturas em quilling fiz uma postagem aqui.  É também antiga e já mudei a maneira de fazer , mas... se você está começando uma uma dica para seus primeiros trabalhos.

E hoje quero mostrar para você mais um cartão!!! Veja o detalhe das flores e das rosinhas



























Usei um papel artesanal como fundo e sobre ele a técnica holandesa (dos anos 90) chamada "paper pricking" (em português papel picado).  O modelo que usei é bem antigo e é da Fred She said

Bjs, muiiiiiiiiito obrigada pela visita e até amanhã com mais quilling!!!
__________________________________________________________________

9 de fevereiro de 2013

Outro cartão em quilling

Olá meninas!!! Hoje foi um dia muito complicado... é muito triste quando a gente sabe que alguém está usando fotos de outras artistas e postando como suas.  Fiquei realmente muito brava com tudo. Eu só espero que a dona da página em questão se conscientize e retire as fotos das artistas que fizeram os trabalhos.

Eu sei que sou muito "chatinha" e me envolvo em problemas que não são meus.  Mas saber que uma brasileira está fazendo isso, para mim que, graças a Deus tenho grandes amigas virtuais, é muito difícil. Eu ficaria feliz se ela atendesse ao pedido das meninas e não usasse mais fotos que não são dela.

Mas... vamos ao que interessa... meu novo cartão.  Espero que você goste.  Bem simples, com todos os formatos básicos e cores claras.

detalhe do cartão


























como ficou!


























Muito obrigada pela visita e um maravilhoso final de semana!!  Beijos no seu coração!
_______________________________________________________________________

8 de fevereiro de 2013

Cartão em quilling

Boa tarde!!!  Carnaval para mim significa ficar quietinha em casa, curtindo os meus trabalhinhos e agradecendo a Deus cada minuto da minha vida.  Belo Horizonte fica muito tranquila nessa época e eu gosto demais dessa calma. 

Estou reaprendendo a fazer quilling, tentando formatos diferentes e tentando fazer um design para os cartões.  Uma hora eu chego onde quero... rs...rs... por enquanto, estou trabalhando nos erros e acertos.


























Como a flor é maior,  usei apenas uma no cartão e acrescentei algumas folhas feitas no pente.

























Espero que você tenha gostado.  Pessoalmente, o trabalho ficou melhor ao vivo.  Um maravilhoso final de semana e muito obrigada pela visita.  Bjs e até amanhã com mais um cartão em quilling!!! é claro!!
_________________________________________________________________

6 de fevereiro de 2013

Quilling

Boa noite meninas!!!  Estou me divertindo muito com as tirinhas de papel.  Muitas ideias na cabeça... agora... é fazer com que essas ideias surjam no papel de uma maneira bem linda!!!

Terminei mais um cartão em quilling.   Esses rolinhos foram feitos nos dias em que estava tentando aprender a fazer a flor da Malásia. (a florzinha que mostrei no post anterior).  Essas não ficaram bem uma flor da Malásia, mas... em quilling, todos os formatos são lindos, não é??









































Depois de um trabalho todo branquinho, agora... um bem colorido.  rs...rs...

Muito obrigada pela visita e um ótimo restinho de semana!! Beijos no seu coração!!
______________________________________________________________________

5 de fevereiro de 2013

Quilling

Bom dia meninas!!  Depois de um longo tempo sem fazer absolutamente nada em quilling, senti  muita falta das tirinhas de papel e estou de volta!!!

A maravilha dessa técnica é ....  sua criatividade é o limite. No tempo que estive parada as quillers criaram formatos maravilhosos e novas maneiras de usar as tirinhas de papel.  Como no Brasil não temos com quem trocar ideias mesmo porque poucas pessoas se dedicam a essa técnica,  nada melhor do que pesquisar na internet e aprender sozinha.  E foi isso que fiquei fazendo esses dias.  Levei três dias para aprender como fazer o formato conhecido como 'flor da Malásia", mas valeu cada minuto.  Espero que você goste tanto quanto eu gostei!!


























Os dois cartões são similares.  As flores são as mesmas assim como o design.  Sempre quiz fazer um cartão todinho branco e gostei do resultado.

O papel com relevo no fundo é da Papeis Art´Mara que você encontra aqui!  Lindo demais e complementa o trabalho.  A borboleta é um cortador da Marianne Design  - Mod.CR1205

Muito obrigada pela visita e uma ótima semana!!! Beijos no seu coração!!
________________________________________________________________

1 de fevereiro de 2013

Cartão para mães, namorado, etc...

Bom dia meninas!!!!  Mais um cartãozinho... rs...rs... ainda tenho alguns para mostrar a vocês, mas depois quero dar uma paradinha para me dedicar ao quilling que não faço há muito tempo e estou com saudades.

Espero que você goste dessa imagem linda!!! É também um carimbo digital da Tiddly Inks stamps.  São fofinhas demais!!!  Se quiser colorir, você a encontra aqui!! É da coleção Wryn & friends e se chama "grow with a little love" . Você vai amar, tenho certeza!! :) cada uma mais lindinha do que a outra.



























Uma ótima sexta feira e um final de semana maravilhoso!! Beijos no seu coração!!!
________________________________________________________________________