5 de julho de 2013

Tebag folding ou módulos em origami?

Hoje quero falar com você um pouquinho sobre o que é "teabag folding".   Conheci esta técnica, assim como muitas outras, nos bons tempos dos grupos internacionais no Yahoo, no final dos anos 80 até por volta do ano 2000.  Eu tive  a oportunidade e o prazer de compartilhar e aprender muita coisa com amigas de vários países, técnicas que eu nunca aprenderia se não tivesse encontrado tantas artistas talentosas dispostas a compartilhar seu conhecimento.  Muita saudade mesmo!! 

Essa técnica foi criada por Tiny van der Plas, origamista holandesa que,  precisando fazer um cartão dobrou embalagens de saquinhos de chá formando um medalhão, e por isso o nome teabagfolding.  Você precisa de 8 embalagens (ou quadradinhos de papel com a mesma imagem)  e todos são dobrados da mesma maneira.  Esses módulos são montados formando um medalhão que você pode usar como pingente, enfeitar albuns, cartões, caixas, etc...etc... 















































Para fazer os dois cartões usei o mesmo papel só mudando a disposição do desenho na montagem do medalhão.

E veja como eram os saquinhos de chá que deram origem à essa técnica fantástica!! Na foto ele já foi cortado em um quadradinho perfeito para dobrar.















Veja alguns modelos e como fazer, veja nos seguintes sites:


Muito obrigada por visitar meu cantinho! Até a próxima, e até lá divirta-se muito e tenha um maravilhoso final de  semana!!  Bjs
_____________________________________________________________________



3 comentários:

  1. Lindos cartões!!! Adorei conhecer a história das dobraduras, que legal!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Regina, também é cultura, rs rs rs. E ainda por cima generosa.
    Obrigada por repassar seus conhecimentos, e nos inspirar. Ficaram belos.
    Xero minha Flor, feliz e abençoada semana.

    ResponderExcluir
  3. Regina....
    Muito legal esta técnica, eu ainda não fiz nada assim, mais qualquer hora destas eu me arrisco, ficou incrível.. Parabéns!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos seus comentários. Espero tornar ver você novamente, breve!! Um grande abraço e um ótimo dia para você!

Thank you so very much for your comments. I hope to see you again soon!! Big hug and have a great day!!