4 de agosto de 2012

Como bordar no papel

Boa noite meninas!!!  Estas instruções foram feitas especialmente para atender a um pedido de algumas participantes dos cursos que dei em São Sebastião do Paraiso.  Se tiverem qualquer dúvida, por favor, escrevam!!

Materiais que você vai precisar:

  1. Linha de seda como os usadas em bordados para máquina, chamadas Cairel.  Também podem ser usadas linhas metálicas e outras linhas usadas em trabalhos de ponto de cruz.  (Use apenas um fio )
  1. Agulha para bordar – A agulha deve ter da mesma espessura da agulha usada para fazer os furos no papel .
  1. Emborrachado que será a sua base de perfuração do papel (eva ou mouse pad)
  1. Ferramenta de perfuração -  Coloque uma agulha no fundo de uma rolha ou de uma borracha escolar, e/ou na ponta de uma caneta esfereográfica vazia.  Coloque a agulha na ponta, aqueça na chama de uma vela e aperte com um alicate.
  1. fita crepe ou cola
  1. pincel ou palito
  1. papel color plus 120 ou 180 grs/m2 para o bordado
  1. cartão,  caixa ou capa do álbum  a ser bordado
Primeiro passo: O risco.  Conforme conversei com vocês, façam primeiro o círculo abaixo para entender o "balanço" do ponto mais usado nos bordados em papel.  (Clique na foto para visualizar maior!!)





























Segundo passo:  Coloque o material na seguinte ordem:
  1. emborrachado
  2. papel a ser bordado
  3. risco escolhido
Coloque pedacinhos de fita crepe nos cantos e perfure em cada pontinho.  Antes de tirar o risco, certifique-se de que perfurou todos os pontos.

Terceiro passo:
  1. Enfie a linha escolhida na agulha e comece pelo avesso no número 1 marcado no risco abaixo.  Deixe uma sobra da linha no avesso e cole (ou use um pedacinho de fita crepe para que a linha fique bem firme)
  2. Em seguida leve a agulha pelo lado direito, até o no. 2
  3. Pelo avesso leve a agulha para o lado direito ao 3 e
  4. vá ao 4
  5. pelo avesso vá ao 5
  6. e depois ao 6











































continue nesta sequencia

























Quando terminar o bordado em toda a volta do círculo, seu trabalho vai estar parecido com o risco abaixo.






























Use para decorar um cartão, um álbum de fotos, um caderno de assinaturas, etc... fica lindo com uma gravura ou foto no centro.  O bordado branco sobre papel branco para um album de noiva ou outro evento fica fantástico!!

Espero que tenha gostado e se divirta!! Um maravilhoso final de semana!!!
________________________________________________________________________

11 comentários:

  1. Obrigada Regina, amei a aula, tudo muito explicadinho, vou me aventurar, rs rs rs.
    Xero, feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Regina! Adorei! Obrigada por dividir conosco, bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação. Já tentei fazer mas não saiu muito bonito. Apesar disso vou tentar novamente. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, Rê!
    Estou com saudades!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sensacionallll,obrigada pela aula, show,bjsss

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Regina
    Sempre quis aprender isso e agora vou me aventurar. Bem explicado e até que não parece tão dificil quanto pensei. Trabalhoso, mas vou tentar. Depois te mostro
    Bjokas
    Mariza

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar!
    Tentarei fazer!

    ResponderExcluir
  8. AÍ QUE ÓTIMO, OBRIGADA PELA AULA, VOU TENTAR FAZER, BJOS

    KRIS SOUZA
    EMAIL takriska.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Achei mega complicado mas vou tentar mesmo assim. Estou encantada com esta forma de bordar. Obrigada pela aula.

    ResponderExcluir
  10. Ameiiiiiiii. Obrigada pela dica!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Que legall, obrigada por compartilhar !!! Vou tentar fazer e te mostro.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos seus comentários. Espero tornar ver você novamente, breve!! Um grande abraço e um ótimo dia para você!

Thank you so very much for your comments. I hope to see you again soon!! Big hug and have a great day!!