24 de abril de 2011

Relembrando e desejando Feliz Páscoa

Hoje fiquei me lembrando... e quero compartilhar com você...
Quando eu era criança e até o final dos anos 60,  as rádios só tocavam musicas orquestradas e bem calmas durante a semana santa.   Nós tínhamos opção de assistir a filmes épicos, as tvs tinham uma programação especial, tudo nos ajudava a entrar no clima da quaresma. Falávamos mais baixo,  o comércio ficava fechado na sexta feira santa e o recolhimento era de todos. Todos faziam questão de compartilhar com a comunidade os dias de recolhimento. Era época de meditação, de pensar e refletir no sofrimento de Cristo e no que o ato da crucificação representou para a cada um de nós. 

O tempo foi passando e as coisas foram ficando cada vez mais comerciais, fomos nos esquecendo e deixando de ouvir e sentir a  Deus.   O Coelho da páscoa (assim como o papai noel) se fortaleceram de tal forma que várias pessoas já não sabem o verdadeiro significado da sexta-feira santa, Páscoa, Natal, etc.

Falando da Páscoa, que o dia que celebramos hoje, e que é o dia  com maior significado para todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo e na sua ressureição. Foi através do seu sacrifício na cruz que nós ganhamos o direito a salvação. Esse é o Deus da graça.  Deus que, por amor a nós, mandou o único Filho que  transpirou sangue na véspera da sua morte, foi açoitado e alvo de cusparadas, foi pregado à cruz e morreu sussurrando perdão sobre todos nós.

E é este Deus que é vivo e amoroso que  faz a sua presença ser sentida; que fala conosco no silêncio do nosso coração; que nos acolhe e acaricia até que não tenhamos mais qualquer dúvida de que Ele está perto de nós, de que Ele está de fato aqui. Conforme Sto. Ignacio e Loyola:  "A experiência direta de Deus é de fato graça, e basicamente não há ninguém a quem ela seja recusada". A única coisa que Deus pede de nós — Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo... que sejamos homens e mulheres de oração,  gente para quem Deus seja tudo e para quem Deus seja suficiente. 



Hoje é o dia que o Senhor fez para nós!!  Alegremo-nos pela Ressurreição do Cristo Jesus!  Aleluia: louvai o Senhor! Sim, louvai-o: Ele fez maravilhas. Ele ressuscitou o seu Filho Jesus dentre os mortos ! Ele é Deus fiel, Deus confiável, Deus mais forte que a morte ! Aleluia! Louvai o Senhor, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! 

A Páscoa é a Festa!  Na Páscoa a alegria preenche o nosso coração!  Vamos retomar  o sentido e a verdadeira alegria pascal!  O Senhor ressuscitou! Aleluia!  

Feliz Páscoa para todos vocês, meus amigos e amigas que me visitam, me incentivam e me deixam recados tão carinhosos !!  Que a paz e a graça de Deus preencha sua vida durante todo ano!!!

3 comentários:

  1. Hola Regina! gracias por este texto tan esperanzador! Felices Pascuas!
    Un abrazo!

    ResponderExcluir
  2. Regina, me lembro bem desta época em que o recolhimento, o silêncio, o respeito, a meditação...eram a vivência da Semana Santa.
    Hoje, só há tempo para...chocolates, shopping e viagem...uma pena!!!
    Obrigada, querida, por reavivar minhas lembranças.
    Abraço carinhoso
    Marlei

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos seus comentários. Espero tornar ver você novamente, breve!! Um grande abraço e um ótimo dia para você!

Thank you so very much for your comments. I hope to see you again soon!! Big hug and have a great day!!