13 de outubro de 2010

Canetinhas copics - informações e dicas

Tenho recebido alguns emails  me perguntando sobre as copics, e achei que seria útil colocar aqui algumas informações para vocês.  Espero que você goste!! :))

Qual a melhor?  sketch ou ciao?
Todas são ótimas. Veja as diferenças entre elas logo abaixo.   Nunca jogue fora sua caneta depois que a tinta acabar.  Você pode comprar substituir a pontinha e comprar  o refill , que é quase o mesmo preço da  caneta, e vai poder encher  mais de 10 vezes.







Sketch - tem 322 cores, 2 cc de tinta em cada caneta e pode ser usada com aerógrafo.


Ciao - tem 144 cores, 1 a 1,5 cc em cada caneta e tem o formato mais arredondado.  Não pode ser usada com aerógrafo.

Código das Cores :
 
A letra no início de cada caneta indica  a cor de tinta


B
Blue
Azul
BV
Blue-violet
Azul violeta
V
Violet
Violeta
RV
Red-violet
Rosa
R
Red
Vermelho
YR
Yellow-red
Laranja
Y
Yellow
Amarelo
YG
Yellow-green
Verde limão
G
Green
Verde
E
Earth
Terrosos
F
Florescent
Florescente


Grays & Blacks:
Cinzas e preto - essas duas cores vemdistribuidas em tonalidades diferentes

C
Cool Gray
Cinza azulado
N
Neutral Gray
Cinza
T
Toner Gray
Cinza (entre o azulado e o amarronzado)
W
Warm Gray
Cinza amarronzado
100
Black
Preto
110
Special Black
Preto especial

Blender
- (sem cor) É usada para consertar erros, clarear e para efeitos especiais.


O primeiro dígito depois da letra mostra se a cor é mais clara ou mais escura. As cores com os números  00, 10, ou 20 serão mais vibrantes  (B05, G16, R29), enquanto que as cores com os números  70, 80 ou 90 tem uma coloração mais acinzentada .  As canetas com a letra  E (Earth) terrosos, não seguem esta regra.

Tenha sempre a letra e o primeiro dígito iguais. 
Use sempre cores que tenham 2 ou 3 dígitos entre elas.

Se a cor mais clara é a  B21, a cor principal  B24 e a mais escura será a B26.  Isso é o que chamamos de  Combinação de cores. São 3 tons que trabalham naturalmente juntos .


Na sua combinação de cores ao escolher cores diferentes (verde, amarelo, vermelho e rosa, por exemplo) escolha cores com os mesmos dígitos e/ou dígitos aproximados.








As cores : B24, G24, R24, Y23, e RV23 foram escolhidas como  principais, e  as cores que serão usadas para dar luz e sombra à essa cor serão:  Observe que são sempre as com numeração anterior e posterior à cor principal.  Use uma variação de no máximo dois dígitos.


B: B21, B24, B26
G: G21, G24, G28
R: R22, R24, R27
Y: Y21, Y23, Y26
RV: RV21, RV23, RV25

Essas regrinhas são apenas para você começar a colorir.  Você pode precisar de apenas duas cores de cada família de cores.  Por exemplo:  se quizer que seu rosa fique mais claro use a  RV21 e  RV23.

Faça o download das cores clicando aqui!!
Regra muito importante:  Você pode usar suas canetinhas com lápis aquareláveis, pastel e  lápis de cor , mas use DEPOIS  da imagem já colorida com as copics e seca. 
Você já sabe as cores que vai adquirir mas, precisa saber que papel e que carimbeira usar para trabalhar com as copics.

Papel: Não use papel para aquarela que é muito poroso.  Eu uso o papel couché fosco ou papel opaline.
Carimbeira:   Memento, Brilliance Ink, Ranger Distress, A Muse Dye, Stewart Superior Palette Noir.
As tintas das canetas copics são à base de alcool e não são compatíveis com tintas das carimbeiras como a Stazon ou da Stampin ´Up.
Uma semana maravilhosa e muito obrigada pela visita.

Créditos:  Stamping with Copic
Marianne Walker
se você lê em inglês, veja mais aqui!!!
_______________________________________________________________

10 comentários:

  1. Adorei a dica! porque como estou começando agora, aos poucos estou comprando os materiais...
    Eu sou louca pra começar a pintar, mas as copics ainda não vou comprar... vou começar pelos lápis prismacolors...
    Beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Regina, obrigada pelas dicas...Por enquanto estou pintando com lápis de cor e adorando!!! Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Nossa que aula!! Obrigada!!
    Para mim as copics ainda estão distantes!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina, adorei suas dicas, pois ainda não conhecia as copics, só havia ouvido falar delas, sei que as magnólias podem ser coloridas com elas, e com lápis, mas eu ainda tenho dúvidas em relação as copics!Por exemplo: uso as copics sozinhas, ou preciso usar elas com carimbeiras necessariamente? Quais os melhores lápis para pintá-las, pode me dizer? Obrigado e espero seu retorno.
    Parabéns pelo post, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  5. Regina, você é sensacional!!! Que aula maravilhosa! Obrigada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. UAU Re, que maximo este post!!
    adorei!!!
    bjs
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Regina pelas dicas maravilhosas!!!! Muita coisa eu aprendi no seu blog. E as canetas Tombow vc tem experiências com elas?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Regina

    Excelente as dicas! Adorei

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Regina, amo ver os seus cartões e idéias. Agora estou na fase de aprender a colorir, estou com esta idéia fixa. O principal eu ja tenho que são as canetinhas da Copic. Agora só falta adquirir os carimbos e mãos a obra.

    bjs Daniela

    ResponderExcluir
  10. Oi, Regina...

    Ainda não me aventurei com as Copics, mas estou sempre pesquisando e tentando entender como usá-las... Seu post está maravilhoso!! Parabéns!!

    Beijos,
    Gisele

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos seus comentários. Espero tornar ver você novamente, breve!! Um grande abraço e um ótimo dia para você!

Thank you so very much for your comments. I hope to see you again soon!! Big hug and have a great day!!