13 de junho de 2010

Colorindo com Lápis de cor - Prismacolors, Derwent, etc...

Boa tarde a todos!!!Em primeiro lugar quero agradecer à Moni, do blog Nixe07 - Moni´s Creative Place que deu permissão para traduzir e usar as fotos do seu tutorial.  Acho que é o melhor tutorial para todas nós aprendermos a colorir os carimbos da Magnolia, Hanglar, Stampavie e tantos outros , usando  lápis de cor.  

Você pode usar os  Prismacolors, Derwent Soft,  Faber Castell Pablo e até mesmo os aquareláveis (mas... não use água ... use como lápis de cor comum e siga a técnica abaixo)

Materiais:
  • Lápis de cor da Prismacolors Premier, Derwent, etc...  (estamos sugerindo as cores dos Prismascolors, use cores similares com os lápis que você tem)
  • Carimbo de borracha ou digital
  • Para carimbos digitais imprima em uma impressora com tintas dura brite ou a laser.
  • Carimbeira Stazon - nesse exemplo de carimbo de borracha usamos a carimbeira stazon.
  • Papel opaline 180 grs m2 ou similar 
  • Esfuminho (encontrado em lojas de material artístico para desenhistas)
  • Diluente Eco (não tem cheiro) - Corfix
  • Lixa grossa  (para apontar os esfuminhos) 


















Comece a colorir o rostinho, braços e pernas.   Faça o colorido do rostinho usando a cor *Light Peach*

Em seguida, molhe o esfuminho em um pouquinho do diluente e faça movimentos circulares sobre o lápis de cor.



















O próximo passo é usar a cor *Peach* para as bochechinhas e para a testa .




















Esfumace as cores com cuidado usando o esfuminho molhado no diluente, (só um pouquinho) em movimentos circulares e com cuidado. 




















Use o lápis com a cor *Henna* para dar mais expressão às bochechinhas.



















De novo molhe o esfuminho no diluente e trabalhe matizando o colorido em movimentos circulares.




















Comece a colorir o cabelinho com a cor *Cream* e *Sienna Brown*.  Repita o mesmo processo de molhar  o esfuminho ligeiramente no diluente e passar em movimentos circulares sobre o colorido.




















Agora use a cor *Dark Brown* para dar mais cor ao cabelinho. Repita o mesmo processo de molhar  o esfuminho ligeiramente no diluente e passar em movimentos circulares sobre o colorido.  Esse processo é repetido sempre que você adiciona cores à sua figura.




















Para terminar o cabelinho use um pouquinho de preto .




















Colorindo o vestidinho:  use a cor *Pink Rose* apenas nas laterais do vestido. Faça o mesmo nas manguinhas e no decote do vestidinho.  Depois de colorido use o mesmo processo com o diluente.




















Moni usa agora a cor *Rosy Beige* para dar mais colorido ao vestidinho.  Repita o mesmo processo com o esfuminho e o diluente.




















 Use a cor *Tuscan Red*  nas laterais e com o esfuminho molhado no diluente trabalhe em movimentos circulares para o centro do vestidinho.  Repita o mesmo processo novamente para dar mais colorido ao vestido.




















 Agora Moni usa um pouco de *Black* nas laterais para dar mais profundidade na cor.

Como as cores ainda estão bem claras e ela quer mais cor, ela repete todo o processo novamente,  começando do lápis mais claro para o mais escuro




















e... mais um pouquinho de cor usando o mesmo  procedimento, começando da cor mais clara para a mais escura, e usando o diluente em movimentos circulares.




















E ela repete a mesa sequência para colorir os sapatos...

























a maçã 


























A Tilda está quase colorida, mas Moni ainda quer dar um toque final!!




e coloca um pouco de brilho e alguns detalhes feitos com caneta gel.  Lindo não acharam???

 Muito obrigada pela visita e volte breve!!!
_________________________________________________________________________


16 comentários:

  1. Muito bom esse tutorial.Tenho certeza que irá ajudar bastante,
    Bjs
    Magali

    ResponderExcluir
  2. Thank you so much for your Prisma tutorial. It has really helped me a lot. Your cards are lovely.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Regina, muito legal trazer para nós esse tutorial, obrigada, já tinha visto o seu e me ajudou muito, logo vou postar um trabalho feito com essa técnica. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Regina,

    Muito bom este tutorial ! Adorei ! Vou mexer de novo nos meus esfuminhos guardados deste o tempo de aulas de desenho ... Rs...

    Beijos,Yone

    ResponderExcluir
  5. Hello,

    She is adorable!



    ~ Gabriela ~

    ResponderExcluir
  6. Oi Regina,
    Esse tutorial está ótimo. Estou doida pra começar a fazer desses cartões lindos que você faz, por enquanto vou só pegando as dicas...
    Obrigada por disponibilizá-lo.
    Abração,
    Olinda.

    ResponderExcluir
  7. Oi Regina! Eu estava procurando esse solvente e acabei chegando aqui!! Ameiiiiiiiiiiiii achar seu blog!! rsrsrs.... e foi muito útil! Agora já sei o que procurar!! Bjoss

    ResponderExcluir
  8. nooooooossa, que espetáculo!! a boneca criou vida, vc viu?!!
    sensacional saber pintar assim!! a tilda ganhou dimensão! linda!!!
    e que preciosas dicas!!
    eu sempre ficava pensando como fazer pra tirar aquele aspecto de lápis de cor pintado, sabe, aquele riscadinho que fica! como na madeira uso um pincel chanfrado para fazer com que a peça tenha um contorno mas fique esfumaçado (como esse jogo aí de cor, de luz), tentei fazer algo do tipo no papel! rsrs só que com a madeira a gente molha o pincel com um pouquinho de água, mas daí como fazer isso com papel!!?? rsrsrs
    até tentei com menos água ainda... mas não deu certo. não era o suficiente para 'mexer' com a tinta do lápis. e mais água já iria envergar o papel.
    poxa, preciso achar esse esfuminho e esse diluente!! rsrs
    adorei essa pintura, ficou linda! difícil é se tocar do que pintar de mais fraco antes! rsrs que cor!
    desculpe, re, acho que to meio confusa no meu comentário, rsrs.
    valeu pelo achado e por disponibilizar aqui pra gente, re! muito obrigada!!! show!! obrigada!! beijos!!

    ResponderExcluir
  9. aliás, há muuuito tempo atrás eu fazia esse efeito com lápis de cera, tirava um pozinho dele com bisturi e usava o pó com o dedo, rs, mas em figuras maiores. acho que usava cotonete tbém, não lembro!
    agora que me lembrei! mas nem sei mais, uix! rsrs e tbém não sei onde coloquei meus lápis, com a mudança. aff! rsrs beijos!! valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Oii Regina, tudo bem?
    Olha só...já comprei os esfuminhos,do numero 1 ao 5, mas não estou encontrando os lápis da Prismacolors, vc acha que pode ser o aquarelável da Faber Castell? tenho uma caixa com 48 cores.
    Aiai como eu queria me teletransportar para BH kkkkk
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Puxa, obrigada pela dica, esse PAP está 10!! Agora to morrendo de vontade de colorir, hahahahahaha!!! Vou ter que comprar um carimbo desse de qualquer jeito!!! Pode deixar que vou ter o maior prazer de te mostrar o primeiro trabalho que sair, rs.... Um beijinho, e mais uma vez obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Adorei essas dicas, muito obrigada.
    Bjs Made

    ResponderExcluir
  13. Amei o PAP... super show... vou corredno comprar este esfuminho e o diluente.
    SErá que dá pra usar com lápis aquarelável? Como a Mara, eu tenho uma big caixa deles.
    Super obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. MEU DEUS, que beleza de tutorial!!! Em todos os aspectos.
    Regina, muito obrigada por ensinar tanta coisa bacana. Eu que ainda nem comecei, vejo o seu blog e me encho de vontade. rsrsrs...
    Posso usar lápis aquarelável. Comprei os meus esse fim de semana e estou louca para usá-los. Na verdade, fiz alguns teste, mas sabe como é, né, eu praticamente nunca havia pintado artisticamente. Até que meu bolo de aniversário ficou bonzinho, mas os dizeres de "Happy Baitthday", Meu Deus, parece que não saí do primário. rsrsrs...
    Tomara que eu ganhe o seu sorteio. Estou LOUCA para ter uma bonequinha dessa, mas ainda não consegui encontrar por aqui. Tudo ainda é muito novidade para mim nessa área.
    Um beijo carinhoso,
    Mari

    ResponderExcluir
  15. Oi Regina!
    Adorei suas dicas.
    Onde consigo comprar o esfuminho aqui em BH?Ou então algum blog de vendas
    Bjs
    mvalderezpt@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Regina, adorei!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos seus comentários. Espero tornar ver você novamente, breve!! Um grande abraço e um ótimo dia para você!

Thank you so very much for your comments. I hope to see you again soon!! Big hug and have a great day!!